segunda-feira, novembro 08, 2010

Sotaque



Eu tenho me sentido meio estranha por falar ingles com sotaque. Todo mundo que comeca a conversar comigo, de cara sabe que eu sou imigrante. Isso pode ser bom no aspecto de que tem gente que acha sotaque sexy. Alguns, logo no inicio de uma conversa fala -Nossa, que lindo o seu sotaque, voce eh de onde? da mesma maneira que alguns percebem o meu sotaque e acham ruim o fato de que sou de outro pais, e ja vem com 4 pedras na mao.
Esse final de semana sofri um preconceito. Estava em uma festa esperando um amigo para ir embora. Estava encostada esperando ele, e uma menina parou do meu lado. Ela comecou a puxar papo. Assim que abri a boca (com o meu sotaque) ela ja perguntou de onde eu era. Eu falei que era do Brasil. Perguntei em qual faculdade ela ia, porque a festa era da Boston University entao todos que estavam la eram de alguma Universidade. Ela me falou que era da BU e perguntou de onde eu era. O problema foi ai, porque ela nao falou so isso, para acabar a pergunta ela falou - Ah, voce estuda aqui ou so trabalha mesmo? com o preconceito de que so porque sou Brasileira nao foi p a faculdade. Achando que eu so ralo o dia todo. Respondi que vou p UMass Boston.
Essa situacao me fez pensar muito. Como eh ruim esse sentimento de que estou invadindo o pais dos outros. Como eh ruim ser claro que voce nao eh dali, e que voce nao faz parte dali. Logo que voce abra a boca para falar.
Conversando com uma amiga sobre isso, com a Angelica, ela me falou que adora ter sotaque.
Segundo ela, ter sotaque eh so mais uma maneira de comecar uma conversa. Ela fala que assim que um desconhecido comeca a conversar com ela, eles logo querem saber mais sobre ela, tipo de onde ela eh, o que ela faz aqui, a quanto tempo esta aqui, etc. O que ela tentou me dizer eh que o sotaque eh simplesmente um meio de comecar uma conversacao com alguem.
Eu penso como seria se fosse no Brasil. Tipo, se eu estivesse no Brasil, e chegasse alguem que entendesse TUDO que eu falasse e sabesse falar TUDO mas que falasse de um jeito diferente. Vamos supor que a pessoa nao consiguisse falar o "R" direito. O que eu pensaria? acharia sexy o fato da pessoa ter um sotaque diferente da maioria da populacao? ou acharia ruim ter uma pessoa de outro pais que falasse estranho? tudo tem dois jeitos de se encarar, so sei que me senti mal por ter sotaque. Nunca tinha pensado nisso tao profundamente como esse final de semana.
O que voce pensaria?

8 comentários:

Angelicalima disse...

Nao vejo problema em ter sotaque. Acho que o sotaque atrai pessoas, principalmente pessoas interessantes que gostao de conhecer pessoas de culturas diferentes. Ter sotaque tambem faz com que as pessoas "inventem um pretexto" pra puxar papo...como eu ja te disse. Mas tambem exitem aqueles sotaques insuportaveis que e so a pessoa abrir a boca que voce ja quer sair correndo o que nao e o meu caso! hahaha...
adorei o post!

Anônimo disse...

excelentes perguntas. :)

eu falo ingles mt bem mas nao tento nao ter sotaque. meu sotaque é quem eu sou, é a marca de onde eu vim.

alex castro

Giovana Metzner disse...

pensava nada ja mandava toma no cu ¬¬
sem paciência pra "preconceituosos" principalmente americanas que querem dar uma de gostosas da balada..

Rodrigo Piscitelli disse...

Belle

Isso infelizmente acontece. Aí e aqui. Penso que o problema está mais nas pessoas do que no país ou na cultura. Já tive problemas em São Paulo por ter um sotaque do interior (uma vez me falaram assim na estação do metrô: "isto é uma escada rolante, ela sobe sozinha, viu...??").

Francielle Santo disse...

adorei o modo de pensar da angélica. Mas por outro lado concordo contigo Belle. Amo meu sotaque, so que os preconceitos sao cruéis as vezes, mesmo que talvez a pessoa nao tenha a intenção de ser preconceituosa.
O ser-humano a vezes generaliza.

&& the photo amazing example.

Adorei a opniao do Antonio!

Francielle Santo disse...

i meant Alex. hauahkaoksoaoka

ayudaparadejardefumar.org disse...

Thank you for sharing this content, that is nice one…. I prefer it a lot and Hope other people might enjoy it also.

http://entrarhotmail.com.ar/ disse...

you.|great information you write it very clean. I am very lucky to get this tips from you.|great information you write it very clean. I’m very lucky to get