sábado, março 21, 2009

TOC



desde muito nova com mais ou menos 7 anos eu sofro de TOC (transtorno obcessivo compulciv) de um mes para ca mais ou menos eu tenho pesquisado para ver qual exatamente eu sofro e tudo que descobri e que todos os toques que eu tenho ou ja tive se enquadram dentro do chamado Compulsões Mentais. Tipos de Compulsoes

Repetir palavras especiais ou frases
Contar ou repetir números
Fazer listas
Tentar afastar pensamentos indesejáveis, substituindo-os por pensamentos contrários.

quando era pequena com uns 6 anos, ja falava demais (biajoni que o diga) e eu tinha o TOC chamado Ecolalia que e a mania de repetir a ultima palavra da frase. eu repetia como um sussurro mais era perfeitamente escutavel se a pessoa estava do meu lado. exemplo:
- ai hoje eu fui no shoping (sussurro: shopping)
- foi fazer o que belle?
- fui comprar um presente para voce! (pra voce)

Sim e muito estranho e tive isso por quase um ano ;x mais foi embora do nada e continuei crescendo e sendo falante como sempre.

Ate que a mais ou menos dois anos atras eu reparei que estava com uma mania horrivel que tambem era um toque dentro do chamado Compulsões Mentais. Era o transtorno de contar mentalmente o numero de letras, vogais, consoantes, acentos, pingos, pontos, virgulas (de tudo que dava) em alguma paravra ou frase que estava na minha cabeca. Isso era horrivel e eu ficava contando arvores, listras contava tudo quando estava tediada. E ate que contando para meu pai o novo TOC ele falou - Belle mais voce tem que parar com isso ;x faz o seguinte, quando voce comecar a contar tenta ir ler um livro, fazer algo que ocupe a cabeca. e la fui eu ate hoje tentando me livrar do TOC de contar palavras, confesso que ainda nao consegui 100% mais veremos ate quando isso vai...

4 comentários:

Samuel de Monteiro disse...

O TOC é uma compulsão.

Sugiro que você procure um especialista em PNL (Programação em Neurolinguistica). A PNL é muito eficiente no tratamento de compulsões, das mais variadas.

Em primeiro lugar, identifica-se o que desencadeia a compulsão e em seguida ressigfica-se o momento (cria-se um novo significado para)em questão.

Você pode começar acreditanto e duvidando menos da sua capacidade de superar o TOC.

Evite dizer,
Eu não consigo. Eu não posso. etc..

Biajoni disse...

além de falar muito ainda REPETIA as frases.
era TERRÍVEL!
;^)

fabita . disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
fabita . disse...

bah, eu também tenho toc... (acho)
faço listas mentais e não consigo
me livrar delas =/ faz uns dois
anos. quando eu era criança
também tinha "manias" bem estranhas
e parecia (e parece) que se eu não
faço determinada coisa, algo horrível pode acontecer...